Na Medida Fácil acreditamos e trabalhamos arduamente para transformar a casa dos nossos clientes no seu próprio reflexo. Todos os anos novas tendências de decoração surgem, bem como muitas se mantêm, sendo transversais à evolução dos tempos.
De acordo com a Engel & Völkers, 2023 vai, de um modo geral, ficar marcado pela presença da natureza na decoração, cores neutras e aconchegantes e pela iluminação natural.
Continue a ler e fique a conhecer estas três tendências de decoração para este novo ano.
Natureza na decoração

Nas palavras da agência imobiliária, o recurso a este tipo de elementos na decoração das casas é uma “das formas mais eficazes de tornar uma divisão mais acolhedora”. Assim, para dentro do lar passaram, por exemplo, fontes de água quente, flores e plantas de variadíssimas espécies. Estes elementos, em conjunto, permitem criar um ambiente mais relaxante e aconchegante.
Podemos apontar a pandemia de 2020 como uma forte razão para a criação destes pequenos jardins dentro de portas. A necessidade de nos sentirmos livres, fez-nos trazer para dentro aquilo que representa o que de melhor existe em ser-se livre: a natureza. Falamos, portanto, de uma tendência que chegou em força em 2020 e que se mantém ainda nos dias de hoje. Também se rendeu?
Cores neutras e aconchegantes
A cor é talvez o elemento decorativo que mais alterações sofre ao longo dos anos, porém, dependendo muito da sua intenção, há conjuntos e combinações de cores que atravessam o tempo e o espaço. Em complemento à tendência da integração da natureza na decoração de interiores, as cores demarcam-se por procurar transmitir uma sensação de aconchego e tranquilidade.
- Terracota: É uma cor quente que vem para dar contraste com o verde dos jardins, muito usado quer em interiores quer exteriores das casas.

- Lilás: ou very pery, foi a cor pantone escolhida para 2022 e segue com força para 2023. Transmite calma e tranquilidade, as duas sensações principais nas quais as novas tendências de decoração se baseiam.

- Amarelo e Vermelho: o amarelo-torrado está mutio em voga hoje em dia, visto ser uma das cores que mais aconchego e felicidade transmite, criando uma excelente combinação com os elementos naturais. Já o vermelho-escuro, além de transmitir aconchego, afirma sobriedade e elegância do espaço.
- Tons neutros: Se optar por uma decoração rústica, os tons neutros serão sempre uma excelente opção, como o castanho e o bege. No caso de cozinhas, pode sempre recorrer a um tom de cinza-claro em conjunto com mobiliário mais urbano e estilo industrial.

- Verde escuro: não há cor que mais se associe à natureza que o verde e, claro está, não podia faltar nas tendências de cor para 2023.
Iluminação Natural

Podemos simplesmente assumir que o natural é o aspeto transversal a todos os tópicos que caracterizam e demarcam as tendências de decoração para 2023. Quanto a esta questão, sabemos que para a nossa saúde para a saúde das nossas casas não há nada melhor que optar por uma iluminação natural. Convidar o sol a entrar permite criar um ambiente aconchegante, agradável, calmo e saudável às nossas casas. Se conseguir juntar à iluminação natural (que, por si só já dá resposta a uma questão tão importante nos dias de hoje como é a sustentabilidade) boas entradas de ar natural, terá a combinação perfeita para um ambiente puro e agradável no seu lar.
Todos os anos surgem novas tendências ou reafirmam-se as que já existem. Fique a par de todas as novidades e transforme a sua casa no reflexo de si. Afinal de contas, é para lá que todos nós voltamos.