Política de Privacidade Medida fácil

Nesta Política de Privacidade encontrará toda a informação relevante, aplicável à utilização que fazemos dos dados pessoais dos nossos clientes e utilizadores, independentemente do canal ou meio (online ou pessoalmente) da Medida Fácil – Furniture Unipessoal, Lda. em Portugal que utilizar para interagir connosco. Somos transparentes sobre aquilo que fazemos com os seus dados pessoais, para que compreenda as implicações das utilizações que realizamos ou os direitos que tem em relação aos seus dados. Colocamo-nos ao seu dispor de forma permanente toda a informação incluída nesta Política de Privacidade que pode consultar quando quiser e, além disso, também irá encontrar informação acerca de cada tratamento dos seus dados pessoais.

Alguns nomes que utilizaremos nesta Política de Privacidade:

    • Quando falamos da nossa plataforma, referimo-nos a todos os canais ou meios, digitais ou físicos, que possa utilizar para interagir connosco. Os principais são:
    • O nosso site:  www.medidafacil.pt
    • Fisicamente, nas nossas lojas

01. QUEM É A ENTIDADE RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DOS SEUS DADOS?

    • Medida Fácil – Furniture Unipessoal, Lda. com o NIPC 509 947 379, com sede na Rua da Boavista n52 em Vandoma, Paredes.
    • Endereço de e-mail responsável pela proteção de dados: rgpd@medidafacil.pt

02. PORQUE TRATAMOS OS SEUS DADOS?

Dependendo das finalidades para as quais usamos os seus dados, necessitamos de tratar alguns dados que serão, consoante o caso, os seguintes:

    • Os seus dados de identificação (por exemplo, o seu nome, morada, contribuinte fiscal, dados de contacto, etc);
    • Informação económica e transacional (por exemplo, os seus dados financeiros no caso de pretender um pedido de financiamento para aquisição dos nossos produtos);
    • Informação comercial (por exemplo, se subscreveu a nossa newsletter);
    • Dados sobre os seus gostos e preferências;


Recorde-se que, ao pedirmos que preencha os seus dados pessoais para lhe darmos acesso a alguma funcionalidade ou serviço da plataforma, marcamos alguns campos como obrigatórios, uma vez que são dados que necessitamos para ser possível prestar o serviço ou dar-lhe acesso à funcionalidade em questão. Por favor tenha em conta que se decidir não nos fornecer esses dados, poderá não poder completar o seu registo como utilizador ou poderá não conseguir usufruir desses serviços ou funcionalidades.

03. FINALIDADE

03.1 Para atender às solicitações ou pedidos que realizar através dos canais de apoio ao cliente
03.2 Para fins de marketing
03.3 Análise de funcionalidade e de qualidade para melhorar os nossos serviços

Só tratamos os dados pessoais que sejam estritamente necessários para gerir ou resolver o seu pedido. Esta finalidade inclui o tratamento dos seus dados principalmente para:

    • Envio de informação acerca dos nossos produtos ou serviços via e-mail ou sms, apenas quando consentido pelo utilizador.
    • Determinar quais são as suas preferências e, portanto, quais são os produtos e serviços mais adequados ao seu gosto para envio de informação segmentada.
    • Realizar ações promocionais (por exemplo: organização de feiras, concursos ou para envio da sua lista de artigos guardados para o endereço de e-mail indicado).
    • Ao participar em alguma ação promocional, autoriza a Medida Fácil a tratar os dados que nos disponibilizou em função de cada ação promocional e a comunicá-los através de diversos meios como redes sociais ou na própria plataforma. Em cada ação promocional em que participar, terá disponíveis os termos e condições com informação mais detalhada sobre o tratamento dos seus dados pessoais.
    • Informamos que os seus dados pessoais para os presentes fins serão conservados durante 10 anos após a obtenção do consentimento podendo a qualquer momento, conforme referido acima, pedir para apagar os seus dados pessoais através do endereço rgpd@medidafacil.pt.



Ao aceder ao nosso website, informamos que não trataremos os seus dados de navegação para fins analíticos e estatísticos, isto é, para entender de que forma os utilizadores interagem com a nossa plataforma. Para além disso, em determinadas ocasiões podemos realizar ações e inquéritos de qualidade destinados a conhecer o grau de satisfação dos nossos clientes e utilizadores e, também, para detetar as áreas em que podemos melhorar.

04. QUAL É O FUNDAMENTO DE LEGITIMIDADE PARA O TRATAMENTO DE DADOS?

O fundamento jurídico que nos permite tratar os seus dados pessoais também depende da finalidade para a qual os tratamos, conforme se explica na seguinte tabela:

04.1 Gerir o seu registo como utilizador do website/plataforma

Para efetuar um pedido de contacto no website/plataforma, necessitamos de tratar os seus dados pessoais, caso contrário não podemos gerir o seu registo nem satisfazer os seus pedidos.
No caso de decidir utilizar o nosso website ou um acesso através de uma rede social, o motivo pelo qual estamos legitimados para tratar os seus dados é o consentimento que concede no momento de autorizar a cessão dos seus dados através da rede social ou website.

04.2 Desenvolvimento, cumprimento e execução do contrato de compra e venda ou de serviços

O tratamento dos seus dados é necessário para a celebração do contrato de compra e venda ou de prestação de serviços. Alguns tratamentos de dados relacionados com o processo de compra só serão ativados porque o solicita ou o autoriza, como é o caso do armazenamento dos dados de pagamento (documentos contabilísticos) para obtenção de financiamento. Nestes casos, o fundamento para tratarmos os seus dados é o seu próprio consentimento. Consideramos que temos um interesse legítimo para realizar as verificações necessárias para detetar e prevenir possíveis fraudes quando realiza uma compra. Entendemos que o tratamento destes dados é positivo para todas as partes que intervêm quando se realiza o pagamento de uma compra e, em particular para si, pois permite-nos tomar medidas para o proteger contra tentativas de fraude realizadas por terceiros.

04.3 Apoio ao cliente
Consideramos que temos um interesse legítimo para responder aos pedidos ou perguntas que nos fizer através dos diversos meios de contacto existentes. Entendemos que o tratamento destes dados também é benéfico para si, na medida em que nos permite assisti-lo adequadamente e responder aos pedidos realizados, fazer inquéritos de satisfazer e até apresentar produtos que poderão satisfazer as suas necessidades. Quando nos contactar, em particular, para a gestão de incidentes relacionados com a sua encomenda ou o produto/serviço adquirido através do nosso website/plataforma, o tratamento dos seus dados é necessário para a celebração do contrato de compra e venda, bem como das obrigações pré-contratuais, sendo que provém do seu consentimento. Quando o seu pedido estiver relacionado com o exercício dos direitos sobre os quais o informamos abaixo, ou com reclamações relacionadas com os nossos produtos ou serviços, estamos legitimados a tratar os seus dados pelo cumprimento das nossas obrigações legais.

04.4 Marketing
O fundamento de legitimidade para tratar os seus dados para finalidades de marketing é o consentimento que livremente nos concede, por exemplo, quando aceita receber informação personalizada através de diversos meios.

05. DURANTE QUANTO TEMPO PRESERVAMOS OS SEUS DADOS?

O prazo de conservação dos seus dados dependerá das finalidades para as quais os tratamos, conforme se explica de seguida:

05.1 Gerir o seu registo como utilizador do website/plataforma
Trataremos os seus dados durante o tempo em que mantiver a condição de utilizador registado, ou seja, até cancelar o seu registo.

05.2 Desenvolvimento, cumprimento e execução do contrato de compra e venda ou de serviços
Trataremos os seus dados durante o tempo necessário para gerir a compra dos produtos ou serviços que adquiriu, incluindo possíveis devoluções, queixas ou reclamações associadas à compra do produto ou serviço em particular, sendo que estabelecemos o período de 3 anos.

05.3 Apoio ao cliente
Trataremos os seus dados durante o tempo necessário para resolver o seu pedido.

05.4 Marketing
Trataremos os seus dados até cancelar a sua subscrição ou pedir para apagar os seus dados pessoais através do endereço rgpd@medidafacil. Caso não o faça, conservamos os seus dados pessoais para tal finalidade durante 10 anos.

Independentemente de tratarmos os seus dados pessoais durante o tempo estritamente necessário para cumprir a finalidade correspondente, conservaremos posteriormente os mesmos devidamente guardados e protegidos durante o tempo em que possam surgir responsabilidades decorrentes do tratamento, cumprindo a legislação vigente em cada momento. Quando cada uma das ações prescrever, os seus dados são eliminados.

06. PARTILHAMOS OS SEUS DADOS COM TERCEIROS?

Para cumprir as finalidades indicadas na presente Política de Privacidade, é necessário partilharmos os seus dados pessoais com algumas entidades do Grupo Medida Fácil e com terceiros que nos prestam apoio nos serviços que lhe proporcionamos, por exemplo:

    • Instituições financeiras;
    • Prestadores de serviços tecnológicos;
    • Prestadores e colaboradores de serviços de logística, transporte e entrega;
    • Prestadores de serviços relacionados com apoio ao cliente;
    • Parceiros e prestadores de serviços relacionados com marketing e publicidade.



Por razões de eficiência do serviço, alguns dos prestadores poderão não pertencer ao grupo Medida Fácil, mas situam-se todos eles no Espaço Económico Europeu. Informamos que ao transferirmos os seus dados a terceiros, salvaguardamos a segurança dos seus dados.

07. QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS?

Comprometemo-nos a respeitar a confidencialidade dos seus dados pessoais e a garantir-lhe o exercício dos seus direitos. Determinamos que pode exercer os seus direitos sem nenhum custo, escrevendo-nos uma mensagem para o email rgpd@medidafacil.com e indicando o motivo do seu pedido e o direito que quer exercer. No caso de considerarmos necessário para o podermos identificar, podemos solicitar uma cópia de um documento identificativo. Em particular, independentemente da finalidade ou do fundamento jurídico ao abrigo do qual tratamos os seus dados, tem direito a: 

    • Pedir-nos acesso aos dados que dispomos de si.
    • Pedir-nos para retificar os dados que já dispomos.
    • Pedir-nos para apagar os seus dados.
    • Pedir-nos para cancelar ou limitar o tratamento dos seus dados, o que significa que em determinados casos nos possa solicitar que seja suspenso temporariamente o tratamento dos dados ou que os conservemos para além do tempo necessário

 

Quando a nossa legitimidade para o tratamento dos seus dados for o seu consentimento ou a execução do contrato, conforme acima se explica, também terá direito a solicitar a portabilidade dos seus dados pessoais. Isto significa que terá direito a receber os dados pessoais que nos forneceu num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, para poder transmiti-los diretamente a outra entidade sem impedimento da nossa parte. Por outro lado, quando o tratamento dos seus dados se fundar no nosso interesse legítimo, também terá direito a opor-se ao tratamento dos seus dados.

Tem também o direito de apresentar uma reclamação à autoridade de controlo em matéria de proteção de dados, para: Comissão Nacional de Proteção de Dados situa-se na Av. D. Carlos I, 134 – 1.º 1200-651 Lisboa. Telefone: 213 928 400 – Fax: 213 976 832 – e-mail: geral@cnpd.pt.

08. ALTERAÇÕES À POLÍTICA DE PRIVACIDADE

É possível modificarmos a informação enunciada nesta Política de Privacidade quando considerarmos adequado, sendo previamente notificada. Nesse caso, receberá uma mensagem para o seu endereço de correio eletrónico quando a alteração em questão for significativa em relação à sua privacidade, de modo a poder rever as alterações, avaliá-las e, se for o caso, opor-se e cancelar algum serviço ou funcionalidade.

09. INFORMAÇÃO SOBRE COOKIES

Utilizamos cookies e dispositivos similares para facilitar a sua navegação na plataforma, compreender como interage connosco e, em determinados casos, poder mostrar-lhe publicidade em função dos seus hábitos de navegação.

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